04 Dez 2019
Bandeira de Portugal
Portugal
Notícias

Reunião da Rede de Procuradores Antidrogas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Reunião da Rede de Procuradores Antidrogas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Decorre na Procuradoria-Geral da República a primeira reunião da Rede de Procuradores Antidrogas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RPA-CPLP).

Os trabalhos, que tiveram início esta manhã e se prolongam até à próxima sexta-feira, contam com a presença dos magistrados de todos os países da CPLP e de Macau, na qualidade de observador.

O encontro visa iniciar as atividades da Rede no âmbito da formação e da troca de experiências, através do contacto presencial entre todos os Pontos de Contacto.

Trata-se de uma reunião apoiada pelo Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), através do Programa CRIMJUST da União Europeia.

Esta Rede de Procuradores Antidrogas foi criada no XVI Encontro de Procuradores-Gerais da CPLP, realizado em Brasília, no dia 24 de novembro de 2018, com o objetivo de fomentar e favorecer a cooperação entre as Procuradorias-Gerais da CPLP no combate ao tráfico de drogas internacional através dos países da Comunidade, nomeadamente permitindo a partilha de experiências e estratégias eficazes de investigação e persecução penal deste tipo de criminalidade.

A coordenação desta Rede foi atribuída à Procuradoria-Geral da República portuguesa, por decisão unânime dos Procuradores-Gerais presentes no referido XVI Encontro.

A abertura da 1. reunião da Rede de Procuradores Antidrogas da Comuniddae dos Países de Língua Portuguesa foi presidida pela Procuradora-Geral da República de Portugal. Pode ver um excerto da intervenção aqui.